Vou resumir o post para você que está com preguiça de ler: NÃO.
A polêmica da vez é com a rede de cosméticos Sephora. Esta é uma rede gigantesca lá fora, fatura muito vendendo online e começou suas operações físicas no Brasil há alguns meses. E no intuito de criar sua clientela, parece que a Sephora errou a mão na sua estratégia de marketing.
A empresa teria contratado três blogueiras, com certo nome por aí, para falar bem dos produtos vendidos pela Sephora. Thassia Naves, Mariah Bernardes e Lala Rudge teriam recebidos produtos de ‘presente’ e indicado às suas leitoras. Prática proibida pelos órgãos reguladores da publicidade no Brasil. Você pode até fazer um post puxando a sardinha para a marca X ou Y, desde que explicite que é uma publicação patrocinada. Coisa que nenhuma das três o fez.
Agora o bate-boca está rolando solto nos três blogs. Mas aí vem os problemas:
. outros blogs não fazem o mesmo?
. os leitores sem incomodam com isso?
. os blogueiros acham que é correto? Pela pesquisa realizada pelo Meio & Mensagem, sim. Mais de 70% acham legítimo a compra de tweets ou posts. Quando tiver tempo, leia com carinho os resultados desta pesquisa.
. eu deveria fazê-lo, já que todos fazem? Aí é a ética de cada um. E quando se trata de dinheiro, a ética geralmente fica dentro da gaveta.
E isso rola em blogs de moda, tecnologia, ou qualquer um que tenha muitos acessos e faça recomendações ou análise de produtos. É uma relação pra lá de perversa.
Mas, no fim das contas, fica a pergunta:
Valeu a pena?
[atualização]O Conar viu algo estranho, mas não puniu ninguém. Só um puxão de orelha. Dá uma olhada.