Imagine a situação: você acessar o twitter, redige o seu tweet, clica em tweetar. Maravilha, maravilha… até perceber que cometeu um erro de digitação.
O que muitos usuários esperam é: “vou editar tweet e corrigir o erro“. Mas o twitter não permite isso. Está lá no FAQ da plataforma. “Não, você não pode editar um tweet após ter postado-o, mas você pode apagá-lo“.
Poxa, apagar um tweet e ter que redigí-lo novamente só por causa de um erro de digitação? Por que o twitter não tem a função de edição, algo que parece ser tão simples?
Parece, mas não é. As implicações na plataforma seriam consideráveis, sejam técnicas ou éticas. Mas a discussão tomou novo fôlego após Elon Musk (sempre ele) publicar uma votação perguntando aos seus seguidores se eles gostariam de ter o botão de edição. A discussão tomou mais fôlego ainda quando foi noticiado que Musk comprou 10% das ações do passarinho azul.
Muitos acham que seria benéfico; outros têm certeza que será o caos e até o fim da plataforma. Vamos pensar em um exemplo prático:
Alguém publica um tweet que viraliza. Ele é retweetado milhares de vezes no dia. No dia seguinte o autor do tweet faz uma edição e muda completamente o sentido da postagem original. O que acontece com as milhares de retweetadas? Hum… imagine este exemplo no mundo que vivemos, intolerante política e moralmente radical. A coisa pode ficar feia (pior do que já está).
Solução 1 – edite em até 5 minutos, jovem
Uma das sugestões que estão pipocando é: você teria X minutos para editar a postagem. Depois deste período, já era. Mas por quanto tempo? Um minuto? Cinco? Na minha opinião, não é a solução ideal.
Solução 2 – marca-texto e histórico
“É moleza: basta marcar que o post foi editado e permitir que os usuários vejam a versão original.” Tecnicamente isso deve ser um pesadelo. E na prática também não seria muito interessante. As pessoas são preguiçosas.
Solução 3 – deixa quieto, twitter
Essa discussão de edição de tweets vai e volta. Mas a ausência desta funcionalidade não tem um impacto tão grande, na minha opinião. O twitter não é a rede social mais acessada, com maior número de usuários ativos, ou com maior engajamento. E nos últimos anos vem perdendo usuários. Mas não é devido a falta do botão editar. E não é o objetivo deste post analisar tais motivos. O ponto é: inserir esta funcionalidade não irá mudar este fato.
Resumindo a prosa
Inserir o botão de edição não é uma má ideia. Mas é uma ideia perigosa. E tudo se resume a como será implementado.
Quer se aprofundar no assunto?
https://www.wired.co.uk/article/twitter-edit-button-design
https://www.theverge.com/2022/4/5/23011327/twitter-edit-button-blue-test
https://bootcamp.uxdesign.cc/twitters-edit-button-how-i-would-do-it-e39458168a2b
[UPDATE 1]Elon Musk não assumirá mais um assunto no Conselho do Twitter
[UPDATE 2] [UPDATE 3] [UPDATE 4]