Seguindo (ou tentando seguir) meu plano de ter uma rotina de escrita, me inspirei em vários tweets de empreendedores que fazem um balanço do ano. Pontos positivos, negativos e reflexões, seja no lado profissional ou no lado pessoal. Difícil é separar as duas coisas, quando se é um empreendedor que trabalha em home office 🙂
Os projetos que desenvolvi
O ano de 2021 começou devagar. Beeeem devagar. Trabalhos mais simples, faturamento lá embaixo. O único trabalho de maior porte resultou em muita dor de cabeça e o único cano do ano (lembre-se sempre de assinar contratos, para não acontecer isso com você).
Não é a forma ideal de se começar o ano, mas algumas coisas que fogem do nosso controle. Creio que não tem relação com o início de ano, pois todo janeiro é muito movimentado na minha empresa. Seria um prova de como nossa economia está péssima? Os especialistas que se aventurem a responder.
E foi assim até abril. Mas aí o trem começou a esquentar. E esquentar consideravelmente! Iniciei um grande projeto de planejamento do novo website do ICB-UFMG, fui contratado para algumas landing pages que geraram muitas conversões, muitos trabalhos de aprimoramento SEO e performance.
No segundo semestre as agências e designers que sou parceiro me demandaram muito trabalho, além daquele boca-a-boca maroto que me mantém no mercado há anos.
Muito trabalho?
Sim, mas não tanto quanto 2020. O volume de trabalho caiu 20%. Mas o faturamento subiu 25%. Então no fim das contas, sob o aspecto financeiro, não foi tão ruim.
“Poxa, mas você trabalhou em um número menor de projetos e ganhou mais dinheiro”. É verdade, mas como disse acima, o ano começou bem devagar, e o custo de vida subiu muito (e não é só por causa do meu filho Samuel). Está tudo muito caro por essas bandas tupiniquins.
O que melhorar
Olhando para o ano passado, duas coisas me incomodaram muito:
- produtividade
- relacionamento com clientes e parceiros
A tal da produtividade
Como ser mais produtivo? Esse deve ser o mais desafio dos empreendedores. No meu caso, que realiza 90% das tarefas do negócio, trabalha em home office e tem um filho de dois anos, o desafio parece ser muito maior.
Há um bom tempo que me incomodo com o excesso de tarefas e a falta de planejamento para executá-las. Eu falei um pouco a respeito na minha newsletter.
Mas além de me incomodar e escrever a respeito, o que mais fiz para, efetivamente, ser mais eficiente?
Use o Notion
Após ler um bocado, assistir tutoriais e acompanhar discussões on twitter, resolvi dar uma chance ao Notion. E acho que valeu e pena!
O Notion é apenas mais uma ferramenta, como Trello, Asana, Basecamp, e muitas outras. Não espere que ele resolva seus gargalos de gerenciamento de projetos magicamente. Mas, com um pouco de planejamento e algumas tentativas e erros, ele realmente é uma mão na roda. Escreverei em breve como gerencio clientes, projetos, tarefas e finanças no Notion. Já adianto: relacionar bancos de dados e criar templates são uma maravilha.
Clientes e o malvado whatsapp
Um dos aspectos cruciais para um bom projeto é a comunicação. E eu já fui melhor nisso, confesso. E a minha sensação é que piorei por dois motivos:
- Excesso de projetos simultaneamente: todos nós temos nossos limites, e ninguém é multitarefa. Trabalhar em 6 projetos no mesmo mês está prejudicando a comunicação com meus clientes, pois são muitas mensagens, telefonemas, e-mails;
- O imediatismo do whatsapp é extremamente prejudicial para a comunicação. Muitos pensam que é benéfico, mas não é.
Eu recebo centenas de mensagens por dia. E sei que tem gente que recebe milhares. É impossível acompanhar tudo e ainda ser produtivo. Ainda mais com o whatsapp: as pessoas lhe mandam uma mensagem e acham que você irá responder imediatamente.
As mensagens vão se acumulando, algumas ficando para depois (ou para nunca) e a coisa sai do controle. E isso não é nada bom. O que estou tentando é:
- Tentar educar os clientes que e-mail é muito mais eficiente. O slack também é uma boa alternativa.
- Priorizar os e-mails. Os clientes vão percebendo aos poucos que, por este canal, a comunicação é mais rápida.
- Responder mensagens do whatsapp em horários determinados.
- Quem sabe criar um número apenas para mensagens de trabalho?
Os objetivos de 2022
O que passou, passou. E o que pretendo para 2022?
- Parar de trabalhar no modo automático. Preciso planejar mais, pensar mais no futuro, e não só achar que contas no azul é suficiente.
- Ser radical no controle de tarefas. Antes de fazer QUALQUER coisa, deve estar no Notion, com detalhes e prazos de entrega.
- Trabalhar mais e projetos maiores. Projetos menores são mais frequentes, mas dão um bom trabalho, ocupam um bom tempo, e rendem menos financeiramente.
E vamu que vamu.