“Aprenda como se faz, Apple”. Este parece ser o recado da Google para a maçã, ao lançar o app Google Maps para o iOS. O aplicativo chegou arrebentando na Apple Store, já sendo hit de downloads na lojinha oficial.
Após minha frustração com o app da Apple, corri para fazer o download do rival e testá-lo. Testes efetuados e…
O Google Maps é foda. Rápido, simples, preciso; funciona. Dá um baile na concorrência pela sua praticidade. Desculpe Waze, Apple Maps, TomTom, e outros por aí, mas o Google me fisgou pela sua simplicidade para conseguir o que quero: direções para um endereço. Acho que grande parte do crédito é pela excelente busca. Você joga o endereço, mesmo que parcialmente correto e pronto. Pediu, recebeu.
E o que mais ele tem?
. uma inteface limpa e bacana (achei um pouco copiado do Mapas da Apple)
. Orientações curva a curva.
. Recálculo de rotas.
. Estimativa de tempo que funciona parcialmente. Parcialmente porque calcular um tempo a ser gasto no nosso trânsito é duro, meu amigo.
É por estas e outras que baixei, usei e gostei! Nada mais de Google Maps no Safari. Nada daquele monte de funções do TomTom que nunca usei.
Parabéns, Google.
E isso é ruim para a Apple?
Será? A resposta óbvia seria sim. O Google chegou, desbancou todo mundo e deixou a Apple vendo navios. Mas há ‘especialistas’ que acham o contrário.
O raciocínio é: o antigo Goole Maps era bem melhor no Android que no iOS. E agora esse jogou mudou. A Google teria apostado todas suas fichas na versão iOS, tornando-a melhor que a do Android.
Se quiser mais informações sobre este raciocínio, vai lá no site da Forbes.
Google Maps
Aplicativo iOS
Gratuito
https://itunes.apple.com/us/app/google-maps/id585027354?mt=8