Skip to main content
fluxo de trabalho

A técnica Pomodoro

By 15/05/2019No Comments

Ontem comecei a utilizar a técnica pomodoro para as tarefas que tenho programadas no meu ical. Basicamente, esta é uma técnica para ser trabalhar de forma mais eficiente, e não trabalhar mais.

Os passos que criei são:

  1. crio as tarefas do dia no ical, organizadas por categorias.
  2. crio a primeira tarefa no app Be Focused.
  3. Inicio o timer de 25 minutos.
  4. Assim que o timer finaliza, faço um breve intervalo. Levanto da cadeira, tomo um copo d’água, dou uma esticada no corpo.
  5. Reinicio o timer de 25 minutos.
  6. Após quatro atividades de 25 minutos, faço um intervalo um pouco maior. Leio um artigo no flipboard, algumas páginas de um livro (no momento estou lendo “O músculo da alma“, de Nuno Cobra Jr.)

O que tem por trás desta técnica?

O objetivo é se concentrar bastante, em curtos intervalos de tempo (25 minutos). Desta forma você se torna mais eficiente, pois não se distrai com outras atividades. Nada de checar uma mensagem no Whatsapp, um novo e-mail na caixa de entrada, ou o feed do twitter. Os intervalos ajudam a dar aquela recarregada, pois ninguém consegue ficar 100% concentrado durante todo o dia.

O app Be focused é importante para que você não se preocupe em controlar o tempo. Basta iniciar e pronto! Quer controlar pelo cronômetro do telefone? Ótimo, serve também! Na minha opinião, o ganho ao usar o app são os relatórios.

Outro ponto importante, que na verdade é um passo antes de usar a técnica pomodoro, é organizar as tarefas do dia antes de começar qualquer trabalho. Eu faço isso na noite anterior, para tentar ser mais produtivo no dia seguinte. Basta levantar, verificar o ical e produzir. Mas a organização das tarefas é papo para outro post.

Em 30 dias postarei minhas impressões sobre a implementação da técnica pomodoro no meu fluxo de trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=VFW3Ld7JO0w

Deixe seu comentário