Google Apps de graça? Já era.

É isso aí. O Google acabou com a festa. Nada de Google Apps para empresas de graça. Agora será cobrada uma taxa anual, por usuário. Para aquelas empresas que já usam os serviços nada muda. Esse movimento já era esperado.

A gigante das buscas agora cobrará 50 doletas por ano, por usuário.

Mas vale a pena pagar?

Mas que boa pergunta! Na minha opinião, em muitos casos não. Muitas empresas não usam os serviços do Google Apps. Geralmente é o Gmail e só. Para isto, basta ter um bom host, configurar a conta como IMAP e pronto. Não vejo tanto ganho ao usar o Gmail com o seu domínio.

Outras e-mails usam o calendário compartilhado e o Drive, para compratilhar arquivos. Aí já começa a complicar um pouquinho.

Uma alternativa para o Drive é o Drop Box. A Microsfot (vou falar mais sobre ela ainda neste post) oferece o Skydrive. Tem outros por aí, mas estes são os grande jogadores do mercado. Só me faça um favor: empresa que se preze não usa mediafire, e coisas do gênero.

Para os calendários, há o icloud. Você pode compartilhar calendários entre usuários, mas não sei se a ferramenta da Apple é robusta suficiente para empresas.

Antes de assinar o plano do Google, pergunte a si mesmo: eu vou usar esse monte de trem que o Google oferece? Oi ficará só no e-mail?

Isso seria bom para a Microsoft?

Sim. O problema é que ninguém conhece o Windows Live Domain, ou o Office365 (esse também é pago). E mesmo que fique mais conhecido, muita gente arrepia com o nome Microsoft. Alguém se lembra do Hotmail? Nossa, não tenho nenhuma saudade daqueles tempos.

Se for só pelo Gmail, saia fora

Hoje há vários hosts muito bons por aí. Lá fora, principalmente. Aqui no Brasil infelizmente o negócio é diferente. Mas nada lhe impede de contratar um servió de fora. Eu faço isso, tenho uns 6 anos de e-mails guardados em pastas IMAP, chegando aos 12GB de arquivos no e-mail e sou muito feliz. Sem Custom MX para o Google.

 

O que está se falando por ai:
Google kills off free Google Apps offering
Google Apps no longer free for new business accounts

 

[Atualização]

Olha o e-mail que recebi dos caras:

 

Hello from Google,

Here’s some important news about Google Apps—but don’t worry, there’s no need for you to take any action. We just want you to know that we’re making a change to the packages we offer.

Starting today, we’re no longer accepting new sign-ups for the free version of Google Apps (the version you’re currently using). Because you’re already a customer, this change has no impact on your service, and you can continue to use Google Apps for free.

Should you ever want to upgrade to Google Apps for Business, you’ll enjoy benefits such as 24/7 customer support, a 25 GB inbox, business controls, our 99.9% uptime guarantee, unlimited users and more for just $5 per user, per month.

You can learn more about this change in our Help Center or on the Enterprise Blog.

Thank you for using Google Apps.

Clay Bavor
Director, Google Apps

1 Comentário

  1. Edson disse:

    Olá Fred, td bem?
    Adorei seu texto. Bom, fui cliente GApps por 2 anos e agora resolvi cancelar. Pagava por 1 usuário apenas mas cheguei ao ponto de não querer mais o serviço. O que fiz, criei minhas contas na Hostgator e as recebo em um Gmai, que nao divulgo para ninguem. Estou gostando e acho que nao volto na decisão. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *